quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atividades: Sistema de Numeração Decimal

Atividades de exploração do quadro da centena
(Letícia Giordano - Mathema)

Atividade 1 – “Números escondidos”
O professor cobre alguns números do quadro e solicita aos alunos que descubram o número escondido.


Atividade 2 – “Descubra o número”
A criança lê a dica e risca todos os números descartados. Limita-se, portanto, às possibilidades até encontrar o número.

Descubra o número:

þ   É maior que 16.
þ   É menor que 50.
þ   A soma de seus algarismos é 6.
þ   Não possui os algarismos 2 e 4.

(Resposta: 33)


Atividade 3 – “Bingo”
      As crianças recebem o quadro a seguir e são orientadas a pintar 5 quadradinhos vazios.
      O professor inicia o jogo sorteando um número.
      A criança deverá escrevê-lo no quadro na posição adequada.
      Ganha o jogo a criança que preencher primeiro os quadradinhos pintados.

Variações
Ä  Oferecer um quadro com os quadradinhos das extremidades vazios.
Ä  Organizar grupos de 4 crianças para a realização do jogo. Em cada rodada, uma criança faz a leitura do número para as demais. Todas escrevem o mesmo no quadro. No final da partida, deverão conferir o quadro do colega que preencher primeiro os quadradinhos pintados.


Atividade 4 – “Complete o quadro”
Complete o quadro com os números que estão faltando.



Atividade 5 – “Desafio no quadro da centena”
1ª versão
Cada dupla recebe um quadro da centena contendo apenas os números da moldura. Os jogadores serão identificados cada qual por uma cor a escolher. Uma criança desafia seu adversário a descobrir o número que deveria estar no quadradinho que ele escolheu. Se a criança que foi desafiada descobrir o número, registra-o no quadradinho com um lápis da cor que o identifica.
Para conferir se ele está correto, a dupla pode ter um quadro completo que só será consultado no momento de conferir a resposta do colega.
Vence o desafio o jogador que tiver mais quadradinhos pintados com a sua cor.


2ª versão
O mesmo jogo pode ser feito, porém, apenas com uma das molduras do quadro (superior, inferior, direita ou esquerda).



Atividade 6 – “Quadro em pedaços”
Nossa! A professora não prestou atenção e rasgou o quadro. Você seria capaz de montar o tabuleiro novamente?



Nenhum comentário:

Postar um comentário