quarta-feira, 11 de abril de 2012

Baralho (Sistemas de Numeração)


Sugestão de jogos utilizando um baralho de numeração cujos naipes são representados por quatro sistemas de numeração diferentes de 1 a 15: egípcio, indo-arábico, maia e romano.












Rouba-montes
Inicia-se o jogo embaralhando as cartas. Após o embaralho das cartas, disponha 6 delas sobre a mesa com a face voltada para cima e distribua 4 cartas para cada jogador. As cartas que sobrarem devem ser colocadas em uma pilha, com a face voltada para baixo.
O jogo se inicia pelo jogador à esquerda de quem distribuiu as cartas. Se o jogador tiver uma carta do mesmo valor que qualquer das cartas da mesa, roubará esta carta.
Essas duas cartas são colocadas, com a face voltada para cima, em pilha à sua frente. Este será o começo de seu “monte”. Caso o jogador não tenha nenhuma carta do mesmo valor que qualquer das cartas da mesa, ele deve descartar uma carta qualquer da mão e colocá-la com a face voltada para cima na mesa.
O segundo jogador deve verificar entre as cartas da mesa e a carta de cima do monte dos adversários. Se tiver uma carta do mesmo valor da carta do topo do monte de algum adversário, o jogador põe sua carta em cima e rouba o monte para si.
Sempre que um jogador não tiver nenhuma carta do mesmo valor que uma das cartas da mesa ou dos montes de qualquer um dos adversários, deverá jogar uma de suas cartas sobre a mesa. Quando algum jogador ficar sem cartas na mão, deve pegar uma carta das que sobraram, na pilha. O jogo termina quando todas as cartas tiverem sido jogadas. O vencedor será aquele com o maior número de cartas no seu monte.

Mico
Embaralham-se todas as cartas e tira-se uma escondida, que será o mico. As cartas devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. Cada jogador forma pares de cartas com o mesmo valor numérico e descarta os pares formados. Ficarão na mão só as cartas desparelhadas. Cada jogador tira do jogador ao seu lado uma carta e tenta formar par com uma de suas próprias cartas. Se conseguir, descarta o par formado. Se não conseguir, conserva a carta comprada na mão junto com as suas cartas
desparelhadas para que outro jogador compre uma carta. Assim prossegue o jogo até que o último jogador fique com uma única carta desparelhada, que é o mico. Então confere para ver se forma par com a carta escondida. Quem fica com o mico perde o jogo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário