Atividades para desenvolver o trabalho com o SND

(Letícia Giordano - Mathema)

Atividade 1 – “Escreva o maior número que você conheça e saiba ler”

Esta atividade deve ser feita em sala de aula e poderá ser utilizada para disparar as discussões sobre a grandeza dos números e os critérios de ordenação.
O professor solicita que as crianças escrevam o maior número que conheçam e saibam ler (pode ser feita em duplas). Em seguida, pede que venham até a lousa para escrever e comunicar aos amigos o número escolhido. O professor intervém, iniciando a problematização do tema: “Quais destes números são maiores? Que pistas vocês têm para saber que eles são maiores que os outros?”
Embora outras questões provavelmente apareçam neste momento (e e continuarão a ser trabalhadas em atividades posteriores), espera-se que desta discussão inicial, as crianças possam concluir que “quanto maior a quantidade de algarismos, maior é o número”. Caso consigam chegar, nesta primeira discussão, a esta conclusão, ou a qualquer outra semelhante, ainda que incorreta, ela deverá ser registrada.


Atividade 2 – “Qual destes números é o maior?”

Utilizando dois números da atividade anterior, que tenham a mesma quantidade de algarismos, propor que, individualmente e depois em duplas, pensem e decidam qual dos dois é o maior. As crianças devem justificar suas escolhas. Provavelmente já deverão se aproximar das idéias de que “o primeiro algarismo é quem manda” e, sendo iguais os primeiros algarismos, levamos em conta os segundos, terceiros etc. as hipóteses das crianças, após apresentadas e justificadas ao grupo pelas duplas, podem ser registradas em um cartaz e/ou no caderno das crianças.


Atividade 3 – “Validação das hipóteses”

As atividades propostas a seguir têm como intuito validar, ou não, as hipóteses levantadas pelas crianças nas duas atividades anteriores. A cada nova atividade proposta pelo professor, as hipóteses anteriores devem ser consultadas, e retomadas as discussões: “Vejam o que disseram estas crianças. Isto vale para este caso? Quando funciona e quando não funciona? Vale em todas as situações?
Desta forma, as idéias levantadas inicialmente pelas crianças vão sendo abordadas novamente até que o grupo chegue à comprovação das regularidades, que ganham “legalidade” frente ao grupo. Mesmo depois das hipóteses confirmadas e das regularidades estabelecidas como verdade, elas podem continuar a ser testadas e praticadas em atividades de familiarização.

Ä  Apresentar outros pares de números para que decidam qual é o maior (sugestões: 354 ou 345, 518 ou 581, 903 ou 930, 726 ou 762)
Ä  Propor que, em duplas, formulem e ordenem sem repetir, todos os números que conseguirem, tendo como base o dia de aniversário de cada um dos integrantes da dupla. O professor deve, antecipadamente, formar duplas procurando evitar que as crianças que aniversariam até o dia 9 de cada mês fiquem juntas. Esta atividade pode ser realizada diversas vezes, aproveitando o número de sapato das crianças, altura dos pais (em centímetros), número da casa e que moram etc.
Ä  Propor que, em duplas, formem, sem repetir, utilizando 2 ou 3 algarismos, todos os números possíveis e, em seguida os ordene.


Atividade 4 – “Ditado”

A proposta neste momento é que as crianças produzam e interpretem  notações numéricas. Esta atividade deve acontecer no momento em que o professor perceber que os alunos já são capazes de formular critério de ordenação, recurso relevante para enfrentar situações de produção e interpretação de números ou na argumentação a favor ou contra escritas numéricas produzidas pelas próprias crianças.

“Eu antes nunca me lembrava como se escrevia o vinte, o vinte e um e os dessa família – explica Cecília aos seus colegas. Agora, se tenho que escrever o vinte e cinco, procuro ali (no calendário) o dezenove, depois vem o vinte, e conto. Em seguida, me dou conta. Agora já sei que os do vinte vão todos com um dois na frente.”[1]

O professor dita números que evidenciam o valor posicional: 72, 27, 741, 405, 64, 46, 300, 330, 333, 303. analisando as produções, o professor elege um número que tenha sido escrito de diferentes maneiras (como, por exemplo, 700401/741/70041/7041 para o número 741) e propõe que, em grupos, as crianças analisem as escritas e optem por aquela que lhe parecer correta, justificando suas hipóteses por escrito.
Os grupos para esta atividade devem ser formados com base na tabulação dos dados obtidos com o ditado, ou ainda aproveitando-se questões surgidas durante a discussão para propor novos problemas que ajudem as crianças a avançar.



Atividade 5 – “Novo ditado”

É importante que um novo ditado acontece periodicamente para avaliar o que os alunos já compreenderam do SND e o que precisa ser retomado ou mais trabalhado.


[1] Didática da Matemática – página 125