Como usar bem o material concreto em sala de aula


Segundo Piaget, as crianças não devem ser ensinadas, mas sim levadas a aprender partindo de experimentação sobre situações concretas, pois o conhecimento parte, não de palavras, mas de ações sobre objetos concretos.
O uso efetivo de uma variedade desses objetos torna a criança capaz de desenvolver um conceito particular conhecido como concretização: agindo sobre situações concretas criadas pelo educador, assimila novos conceitos e adquire novas habilidades, refaz conceitos anteriormente adquiridos, ou seja, refaz suas estruturas mentais. Somente este refazer de estruturas mentais torna possível a verdadeira aprendizagem, esta sim, estável e duradoura.
Ribeiro (2005) afirma que para que o uso dos materiais concretos seja produtivo é importante que os professores tomem alguns cuidados:
  • Planeje seu trabalho. Determine os conteúdos a ser desenvolvidos durante o ano e como eles podem ser aprendidos com o uso de material concreto.
  • Utilize o mesmo material para diferentes funções e em diferentes níveis, dependendo do objetivo. É interessante mostrar essa versatilidade aos estudantes.
  • Permita que a turma explore bem o material antes de iniciar a atividade. O ideal é que cada aluno tenha o seu. Se isso não for possível, forme duplas. Depois explique como ele será usado.
  • Apresente uma situação-problema significativa para o aluno: ele precisa ter estímulo para resolvê-la.
  • Observe as crianças para perceber o raciocínio de cada uma, ajude-as a pensar sobre o que estão fazendo.
  • Para saber se o estudante está de fato aprendendo, peça o registro das atividades realizadas com o material na forma de desenho ou na linguagem matemática.
  • A turma fica mais agitada e conversa mais que o normal durante esse tipo de atividade. Interprete essa "bagunça saudável" como um momento de troca. (RIBEIRO, 2005, p.41)

Referência:
RIBEIRO, Raquel. Material concreto: um bom aliado nas aulas de Matemática. Revista Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, agosto, 2005